Pular para o conteúdo principal

Erros Ateus Comuns

Todo homem, onde quer que vá, é cercado por uma nuvem de convicções confortantes, que se movem com ele como moscas em um dia de verão.
Bertrand Russell
Ateístas são humanos como todo mundo. Eles encontram conforto em "saber" que estão certos. Absoluta certeza é gostoso. Ateístas podem escorregar em falsos pensamentos assim como crentes podem. De fato, é natural para nossos cérebros manter idéias contraditórias ao mesmo tempo, e todos nós precisamos lutar contra isso. Anteriormente escrevi sobre Quatro Erros Cristãos Comuns. Nesse post, eu quero trazer à luz alguns erros comuns no pensamento ateísta.

Culpar a Religião por Tudo

Religião não é a raiz de todo o mal, mas alguns ateus gostam de achar que é. Richard Dawkins fez um documentário na TV sobre religião chamado "A Raiz de Todo o Mal", e o subtítulo do último livro de Christopher Hitchens é "Como Religião Envenena Tudo".
Obviamente, muitos males - incluindo os genocídios ateístas mencionados acima - não vieram da religião. O Mal pode vir de ganância, pobreza, vergonha, desejo, boas intenções, amor, raiva, drogas, e muitas outras fontes.
E eu acho difícil acreditar que religião envenena tudo. Religião envenena a matemática? Arte Renascentista? Navegação? Chapéus?

Mitos Pró-Ateístas

Todo grupo de pessoas recontam a história de uma maneira que lhes favorece. Liberais e conservadores, socialistas e anarquistas, cristãos e budistas, fãs de hockey e loucos por NASCAR - todos nós temos alguns mitos que nos fazem parecer bem. Ateístas não são exceção.
Para mostrar que ateus são moralmente melhores que Cristãos, alguns ateus afirmam que menos de um por cento da população carcerária americana são de ateus, mesmo que ateístas representam 10% da população. Essas estatísticas são fabricadas ou baseadas num questionável estudo de 1925. Em verdade, "o segmento da população carcerária que se identifica como não-religioso é aproximadamente duas vezes mais que a encontrada na população em geral".
Alguns ateus afirmam que muçulmanos destruíram a livraria de Alexandria, o maior tesouro de conhecimento do mundo antigo. Supostamente, o cruzado islâmico Umar proclamou que "os livros ou irão contradizer o Corão, nesse caso eles são heréticos, ou eles irão concordar com ele, neste caso eles são supérfluos," e então queimou a livraria. Isso aparenta ser uma boa história, mas a história mostra que provavelmente não aconteceu dessa forma.
Outros ateus dizem que a idéia de Jesus como Deus não surgiu até 300 anos após a morte de Cristo, no Concílio de Nicéia. Mas ambas fontes cristãs e seculares mostram que algumas pessoas cultuavam Jesus como Deus muito antes.
E finalmente, para exagerar o conflito histórico entre religião e ciência, ateístas dizem que Galileu foi torturado pela igreja por afirmar que a terra girava em torno do sol. De fato, Galileu ofereceu falsas provas do Heliocentrismo, mentiu descaradamente na corte, e foi sentenciado a uma honrosa detenção onde ele continuou trabalhando em outros assuntos.
Esses e outros mitos ateístas emperram a busca pela verdade e a conversação entre crentes e descrentes.

Maus Estudos

Há muitos estudos desonestos tanto de ateus quanto de cristãos. Por agora, vou apontar duas instâncias de maus estudos ateístas.
Ateístas apontam que a palavra para Deus em Genesis 1:1 é elohim, o plural de el. Portanto, eles dizem, deve ser traduzido como "No princípio, os deuses criaram os céus e a terra," revelando as raízes pagãs do Judaísmo. Agora, é provavelmente verdade que elohim foi emprestado das antigas religiões Canaanitas, onde o termo era usado para denotar um panteão de deuses. Mas nesse verso e centenas de outros, elohim é usado com um verbo singular, bara. Aqui, elohim pode ser um substantivo coletivo para um Deus singular de várias pessoas, assim como dizemos "Os Estados Unidos é cheio de pessoas gordas" em vez de "Os Estados Unidos estão..." Também, é provável uma instância de pluralidade majestática, um jeito hebreu de demonstrar grandeza por pluralizar substantivos, como em Jó 40:15 onde se refere ao Behemoth, significando a maior de todas as bestas (o singular de besta é behemah). Seria bom para ateus se o primeiro verso da bíblia traísse as origens politeístas do judaísmo, mas uma leitura cuidadosa do Hebreu não demonstra isso.
Outro exemplo. O Documentário conspiracionista Zeitgeist argumenta que Jesus foi fabricado de uma mistura de deuses antigos. Por exemplo, afirma que o deus egípcio Horus foi nascido de uma virgem, adorado por três reis, batizado na idade de 30, teve 12 discípulos, caminhou sobre as águas, foi crucificado e enterrado por três dias, e então foi ressurecto. De fato, se você ler qualquer  fonte sobre Horus que não está tentando traçar paralelos com Jesus, você encontrará que aproximadamente todas essas afirmações são simplesmente falsas. Assim como maior parte das afirmações feitas nessa parte do filme. Ainda, essas afirmações sao repetidas amplamente por muitos ateus, incluindo Bill Maher no seu filme Religulous.

Materialismo Dogmático

Alguns ateus começam com o pressuposto de Carl Sagan de que "o cosmos é tudo já foi, o que é e o que será". Tudo é matéria. Nada é sobrenatural.
Eles podem estar corretos. Eu não espero encontrar evidência do sobrenatural. Mas todos precisamos estar abertos à descoberta. O Universo é um lugar surpreendente.
De fato, cientistas recentemente descobriram que apenas 4% do universo é matéria e energia - ao menos, matéria e energia como nós sempre compreendemos. Os outros 96% do universo consiste de coisas que nós não sabemos quase nada sobre - "matéria negra" e "energia negra". Essas coisas podem não ser sobrenaturais, mas certamente é antinatural!
Lewis Thomas escreve, "A maior de todas as conquistas da ciência do século vinte foi a descoberta da ignorância humana". Quase tudo que nós antes pensávamos que sabíamos virou falso, e nós muitas vezes descobrimos verdades que nossas intuições menosprezam. Dogmatismo e certeza absoluta não pertencem à mentes humanas limitadas.
Ateus devem olhar para a religião e ateísmo com o mesmo senso comum.

Traduzido Daqui.

São ateus sinceros como este que fazem o debate ateísmo vs. teísmo ir adiante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Compilando Argumentos Pró-Aborto

Faz algum tempo que não toco nesse assunto, mas recentemente li os argumentos mais comuns entre abortistas no YouTube que não conseguiria trazer paz ao espírito até desmontá-los. Aqui estão eles: 1- Se não pode abortar, não pode se masturbar. Um espermatozóide sozinho não faz varão (risos). Seria muito feliz se os seres humanos se reproduzissem dessa forma, mas infelizmente só com um óvulo e um espermatozóide somos capazes de ter um novo homem com todo um conteúdo genético próprio e individual. Esse é o argumento mais retardado e talvez por isso seja o mais usado no país dos tupis. 2- Vão nascer pobres, doentes etc.. Infelizmente sim, mas não se combate a pobreza matando o pobre não é mesmo? Se o feto é tão ser humano e vivo quanto um mendigo, o que impede os usuários desse argumento de darem ao segundo o mesmo destino que querem dar ao primeiro? Além de que, a vida é sofrimento, qualquer pessoa sofre na vida porque para alcançar certos objetivos ( que nem sempre

Policiando o Sobrenatural

Título Original: Policiando O Sobrenatural Ou Porque as Pessoas Modernas Não Podem Acreditar Em Milagres. Pela compreensão de todos, Modernidade data seu nascimento em 1648 na Paz de Vestfália. A Paz de Vestfália findou a Guerra dos 30 Anos e estabeleceu a moderna relação entre a Igreja e Estado. Parte disso foi a criação de um sistema interno do Sacro Império Romano que deu irrestrito controle da Igreja para o Estado Secular. Outras confissões de fé seriam toleradas (por exemplo, Luteranos em territórios Católicos), mas seus cultos teriam de ser privados e ocorrer em lugares e horários determinados pelo Estado Secular. Estrutura da Igreja e doutrina eram para ser ditados pelo soberano. Devemos observar que essa particulares relações sociais não são simplesmente circunstâncias neutras. Eles inculcaram nas pessoas, e também pressuporam, uma particular estrutura ôntica da realidade. Então, por exemplo, restrições ao Cristianismo para o reino privado e a total subordinação da

O Perigo da Bondade

Título Original: O Perigo da Bondade: Porque a Lei Bíblica Importa a Todos. O Criador tendo imprimido Sua imagem na humanidade, a justiça é frequentemente ensinada não em maneiras convencionais e escolásticas, mas de acordo com maneiras misteriosas e etéreas. Outro dia, por exemplo, eu tive um sonho no qual eu tornei-me amigo de um hamster. Ele vivia al lado da minha casa de infância, e eu dispendia meu tempo indo visitá-lo, conversando por pouco tempo, e carregando ele na minha mão. mas então veio um momento no sonho ao qual uma terceira parte entrou. Um gato, sorrateirando de inquisitividade infantil, invadiu a cena, e antes de eu ter uma boa chance de compreender a situação, eu o encontrei pulando em direção ao meu amigo com intento nocivo. Numa questão de segundos, o sonho  se azedou: uma reação literalmente instintiva conheceu o gato com meus pés, e a força do golpe mandou ele voando para um carro, que sua cabeça acertou com uma pancada fatal. E enquanto eu olhava o gato, e