Pular para o conteúdo principal

Gandhi Era Bom?

Título Original: Era Mahatma Gandhi realmente uma boa pessoa?
Extraído do Wall Street Journal (H/T Thinking Matters New Zealand)
Excerto:

  • Ainda que recebendo créditos por liderar a independência da Índia contra a Britanha, Gandhi na verdade minou os esforços. Entre 1900 e 1922, ele suspendeu sua desobediência civil pelo menos 3 vezes, mesmo que mais de 15,000 apoiadores estivessem na cadeia pela causa. (Quando a Britanha finalmente recuou da Índia, foi principalmente motivada pelo Primeiro Ministro anti-Imperialista Clemente Attlee, e o fato de que a Britanha estava quase falida pela guerra)
  • Gandhi era perigosamente politicamente incompetente. Ele advertiu os judeus a adotar a não violência com os nazis, e escreveu uma carta a Hitler começando com as palavras "meu amigo". Ele também aconselhou os judeus da palestina a "contar com a boa vontade dos árabes". Fortunamente para sua existência, os judeus o ignoraram.
  • Bem como ter chamado Hitler de amigo, Gandhi e Mussolini se deram bem quando eles se encontraram em Dezembro de 1931. Gandhi elogiou o "serviço para os pobres, sua oposição à super-urbanização, seus esforços para trazer coordenação entre capital e trabalho, e a paixão pelo seu povo" de Mussolini.
  • Gandhi foi um proeminente racista, descrevendo "o novo Kaffir" como alguém "cuja ocupação é caçar e cuja única ambição é coletar um número de gado para comprar uma esposa, e então passar sua vida em indolência e nudez," e falando aos brancos africanos, "nós acreditamos tanto na pureza de raças como imaginamos que eles acreditam".
  • Ele também foi um hipócrita em muitos níveis. Ele proibiu seu filho de casar com uma muçulmana mesmo publicamente promovendo a união Muçulmano-Hindu. Ele denunciava advogados, ferrovias e políticas parlamentaristas, entretanto ele era um advogado profissional que constantemente se usava de ferrovias para chegar aos encontros para argumentar que a India -merecia seu próprio parlamento. E mesmo sendo conhecido por suas greves de fome, sua posição oficial era de que a greve de fome "é a pior forma de coerção, que milita contra os princípios fundamentais da não-violência" (nos quais ele cria).
  • Suas posições sobre a nudez e castidade sexual eram também contraditos pelos seu comportamento depravado: quando ele estava com 70 anos ele encorajava sua neta de 17 anos, Manu, a estar nua durante seus "aconchegos noturnos" com ele. Após dispensar vários leais e antigos membros de sua forte comitiva de 100 pessoas que poderiam desaprovar essa parte da sua "busca espiritual", ele começou a dormir nu com Manu e outras jovens também.
  • A despeito de ser imaginado como um homem pacífico, ele era cruel e insensível. "Não haverá lágrimas mas somente alegria se amanhã eu receber as novas de que todos os três de vocês foram mortos," ele uma vez contou a alguns de seus empregados. "A um Hindu ele uma vez disse, " Eu não me importo se cada um das 500 famílias na sua área está prestes a morrer." E ele forçou Manu, sua neta (lembre-se dos "aconchegos noturnos"), a caminhar por uma selva conhecida por abrigar estupradores - somente para que ela pudesse recolher uma pedra-pomes que ele gostava de usar em seus pés. Quando ela retornou chorando, ele caiu na risada e disse: "se algum rufião te tomasse e você tivesse encontrado sua morte corajosamente, meu coração haveria dançado de alegria."
  • Em 1908 ele deixou sua esposa por um homem alemão chamado Hermann Kallenbach. Seu retrato (o único) permanece na minha cornija no meu quarto," ele escreve a Kallenbach. "A cornija está a frente da minha cama." Gandhi se auto-apelidou de "Casa de cima" e Kallenbach de "Casa de baixo." Os dois juraram "mais amor, e ainda mais amor-tanto amor quanto esperavam que o mundo ainda não viu"
Pessoas se perguntam o que acontecerá às boas pessoas que nunca ouviram falar de Jesus, mas quem de nós é realmente bom? Todos necessitamos de um Salvador para ser reconciliado com Deus. Nenhum de nós é moralmente perfeito.
Mais sobre Gandhi na ABC News. Não acredite em tudo que você vê nos filmes.

Traduzido daqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Compilando Argumentos Pró-Aborto

Faz algum tempo que não toco nesse assunto, mas recentemente li os argumentos mais comuns entre abortistas no YouTube que não conseguiria trazer paz ao espírito até desmontá-los. Aqui estão eles: 1- Se não pode abortar, não pode se masturbar. Um espermatozóide sozinho não faz varão (risos). Seria muito feliz se os seres humanos se reproduzissem dessa forma, mas infelizmente só com um óvulo e um espermatozóide somos capazes de ter um novo homem com todo um conteúdo genético próprio e individual. Esse é o argumento mais retardado e talvez por isso seja o mais usado no país dos tupis. 2- Vão nascer pobres, doentes etc.. Infelizmente sim, mas não se combate a pobreza matando o pobre não é mesmo? Se o feto é tão ser humano e vivo quanto um mendigo, o que impede os usuários desse argumento de darem ao segundo o mesmo destino que querem dar ao primeiro? Além de que, a vida é sofrimento, qualquer pessoa sofre na vida porque para alcançar certos objetivos ( que nem sempre

Policiando o Sobrenatural

Título Original: Policiando O Sobrenatural Ou Porque as Pessoas Modernas Não Podem Acreditar Em Milagres. Pela compreensão de todos, Modernidade data seu nascimento em 1648 na Paz de Vestfália. A Paz de Vestfália findou a Guerra dos 30 Anos e estabeleceu a moderna relação entre a Igreja e Estado. Parte disso foi a criação de um sistema interno do Sacro Império Romano que deu irrestrito controle da Igreja para o Estado Secular. Outras confissões de fé seriam toleradas (por exemplo, Luteranos em territórios Católicos), mas seus cultos teriam de ser privados e ocorrer em lugares e horários determinados pelo Estado Secular. Estrutura da Igreja e doutrina eram para ser ditados pelo soberano. Devemos observar que essa particulares relações sociais não são simplesmente circunstâncias neutras. Eles inculcaram nas pessoas, e também pressuporam, uma particular estrutura ôntica da realidade. Então, por exemplo, restrições ao Cristianismo para o reino privado e a total subordinação da

O Perigo da Bondade

Título Original: O Perigo da Bondade: Porque a Lei Bíblica Importa a Todos. O Criador tendo imprimido Sua imagem na humanidade, a justiça é frequentemente ensinada não em maneiras convencionais e escolásticas, mas de acordo com maneiras misteriosas e etéreas. Outro dia, por exemplo, eu tive um sonho no qual eu tornei-me amigo de um hamster. Ele vivia al lado da minha casa de infância, e eu dispendia meu tempo indo visitá-lo, conversando por pouco tempo, e carregando ele na minha mão. mas então veio um momento no sonho ao qual uma terceira parte entrou. Um gato, sorrateirando de inquisitividade infantil, invadiu a cena, e antes de eu ter uma boa chance de compreender a situação, eu o encontrei pulando em direção ao meu amigo com intento nocivo. Numa questão de segundos, o sonho  se azedou: uma reação literalmente instintiva conheceu o gato com meus pés, e a força do golpe mandou ele voando para um carro, que sua cabeça acertou com uma pancada fatal. E enquanto eu olhava o gato, e